A prova Santana Vertical Kilometer® (SVK), começa perto da zona do Vale da Lapa a uma altitude de cerca de 780m em pleno coração da floresta Laurissilva, património mundial natural da Humanidade.
A totalidade do percurso desenrola-se na área de Parque Natural da Madeira, em ecossistemas protegidos que integram a rede ecológica denominada Rede Natura 2000, cujo objetivo contribui para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens no território da União Europeia.
A parte final do percurso consiste numa subida bastante técnica e exigente que culmina num ponto emblemático denominado de Encumeada Alta (1785m), no Maciço Montanhoso Central, de onde se podem vislumbrar soberbas paisagens panorâmicas sobre os picos mais altos da ilha.
O percurso tem uma extensão de 4,8 quilómetros com 1003m de desnível positivo, onde os participantes podem contemplar as esplendorosas e particulares vistas da ilha da Madeira e sentir o que a natureza tem de mais belo.